Sucre – Bolívia

1 de setembro de 2012 § 2 Comentários

Sucre – 04 de janeiro de 2012

Mal estávamos no terceiro dia e tanto já havia acontecido…
De fato um choque para que compreendessemos que aquilo ali não era mesmo comum a nós, e que a aventura estava só começando!
Nossa viagem de Cochabamba a Sucre duraria 12 horas, mas ninguém esperava que seria toda feita em estrada de terra e pedras a beira de um penhasco de mais de 3000 metros de altitude. Ninguém imaginava que o motorista andaria correndo pela estrada, e muito menos…que as 2h da madrugada nosso ônibus quebraria no meio da montanha, que ficaríamos todos perdidos no meio do nada por horas até que todos os bolivianos fossem embarcados nos poucos e raros ônibus que passavam, inclusive uma senhora com bebê que estava sendo transportada no bagageiro (sim, no bagageiro, e aí está parte da realidade boliviana que tanto intriga e sensibiliza).
Deixamos todos os demais passageiros irem na frente (em grupos de 5 mais ou menos) e ficamos lá por último. Mas o mais incrível é que nem isso desanimou nossa turma, continuávamos conversando e contando piadas. No fim até fizemos uma fogueira improvisada pra nos aquecer de madrugada rs.

Logo vieram os próximos ônibus e tivemos também que nos separar… Fui com mais dois amigos de pé no corredor do ônibus, por 5 horas! Alguns amigos só saíram de lá quando já havia amanhecido. Foi uma viagem terrível, muito sono, desconforto, sem banheiro e com mal cheiro (provavelmente dos animais – cachorros, galinhas – que são carregados e andam livremente pelo ônibus!).

Chegando finalmente no terminal de ônibus de Sucre de manhã o motorista teve a cara de pau de nos cobrar 20 bs cada pelo “transporte”, o desânimo foi grande nesse dia e foi então que aprendi que inclusive as melhores experiências são cercadas de grandes decepções…mas sabendo lidar o que de fato importa prevalece!
Fomos os primeiros do nosso grupo a chegar e já nos dedicamos a descobrir um hostel próximo para ficar e a melhor forma de chegar até ele. Comemos algumas bobagens e aos poucos o pessoal ia chegando, um com a cara mais desanimada que o outro. Logo voltamos aos burburinhos e o fascinante bom humor da galera, antes de pegar o taxi para o hostel ainda tivemos a sorte de encontrar mais 4 garotos brasileiros – um deles que já conhecíamos há meses via redes sociais durante os preparativos da viagem – que a partir daí também fariam parte da nossa trupe.

Chegamos enfim ao Hostel Amigo, lugar com muito espaço, confortável e agradável. Antes das 13h geralmente os hostels estão lotados e alguns de nós teve que esperar na recepção. Ainda assim todos puderam tomar banho e deixar as coisas em um quarto que liberou mais cedo. Descansamos cerca de 2 horas e logo partimos para almoçar e comprar o passeio da tarde.

Depois do almoço saí para ligar para a família e dar as primeiras notícias aos amigos via Facebook, no caminho ainda comprei a cópia mais perfeita que já vi de um Ray-Ban por 30 bolivianos (menos de 10 reais).

A tarde nos reunimos na praça central da cidade e nos dividimos em 4 taxis para o Parque dos Dinossauros da cidade, onde além de inúmeras réplicas e histórias dos nossos extintos amigos tem também um intrigante paredão onde ainda podem ser vistos registros de pegadas de algumas espécies de dinossauros (será?!), bem interessante. Antes de partir ainda provei algo que nunca vi aqui no Brasil: um alfajor sorvete, sensacional né?!

Aproveitamos os mesmos taxis que já nos esperavam pra voltar e fizemos um city tour (tudo por 16 bs cada, pasmem!): fomos ao Castillo de la Glorieta e depois ao Mirador da cidade ver o pôr do sol e fazer algumas compras na feirinha.

Sucre de fato é a cidade branca…a cidade branca com carinha de Ouro Preto/MG. E muito embora tenhamos chego nela de forma tão desastrosa só tenho boas recordações, dia agradabilíssimo.

Antes de voltar ao hostel ainda fomos trocar mais dinheiro, jantar e comprar badulaques. Encontramos parte da turma que não foi ao passeio da tarde no caminho e ainda levamos 2 Absolut e 1 José Cuervo por cerca de 200 bs a fim de ‘bebemorar’ esses primeiros dias em um dos nossos quartos no hostel! \o/

E seria perfeito se não tivéssemos combinado tirar apenas 30 min para descansar antes de partir para o encontro…resultado: acordamos apenas com a luz do dia já amanhecendo (eu e os outros 5 que estavam no mesmo quarto), tomamos café e logo soubemos da farra noturna que apenas 6 ou 7 sobreviventes de um grupo de 20 pessoas fizeram rs!

Algumas horas depois lá estávamos nós novamente reunidos no terminal rodoviário de Sucre embarcando em taxis para Potosi. Pagamos 40 bs cada pelo transporte por conta da maior disponibilidade de horários e rapidez do taxi, porém por 17 bs também é possível ir de ônibus de Sucre a Potosi (por volta de 3 horas de viagem).
E quem pensa que dessa vez a viagem não seria uma aventura não perde por esperar o próximo relato desse mochilão!