Uma experiência carioca (com tempero pernambucano) de cinema

19 de dezembro de 2011 § Deixe um comentário

E quando penso que meu fim de 2010 já está suficientemente especial, descubro uma semana depois do retorno de Salvador, que fui selecionada para fazer o Workshop de Direção de Cinema com Claudio Assis, pelo Festival Curta Cinema do Rio de Janeiro. E lá fui eu de volta ao Rio…e pela primeira vez sozinha!

Os gastos do fim do ano já haviam passado um pouco do meu limite, então, ao mesmo tempo em que fiquei feliz com a seleção me desanimei ao pensar que não conseguiria ir. Porém, aos 45 do segundo tempo, exatamente às 22h do dia anterior ao Workshop (que começaria as 14h) meus pais decidem me pagar a viagem! E lá fui eu correndo para casa fazer as malas, ligar para os hostels para descobrir onde haviam vagas e partir, exatamente as 7h com passagem comprada na hora rs.

Meus amigos souberam que ficaria fora aqueles dias enquanto eu já estava a caminho do Rio de Janeiro.

E claro que não seria uma aventura completa se não houvesse um pouco de emoção né?! Pois é, meu ônibus quebrou no meio da estrada, as 9h. Demorou mais de uma hora para passar um próximo que pode nos trazer, mas ainda assim esse fazia paradas em várias cidade e só cheguei no Rio as 15h30. Eu e muitos outros passageiros fizemos reclamação no posto de atendimento da empresa de ônibus (Itapemirim), recebemos apenas o valor da diferença entre o ônibus que paguei (Executivo) e o que me trouxe (Convencional) e mais nada.

Peguei um táxi – e que delícia passear por essa cidade durante o dia, o ar que respiro parece outro – e fui correndo para o Oi Futuro Ipanema onde acontecia o workshop, mas já era tarde e eu havia perdido o primeiro dia.

O jeito foi buscar um hostel para ficar, e essa foi tarefa muito fácil. Estava próxima da Estação de Metrô General Osório e de lá bastou ir até a rua de trás (Rua Barão da Torre) e em 3 quarteirões já havia encontrado vários. Fiquei em um chamado ‘Girl From Ipanema’, um hostel que fica numa vila de hostels, e essa foi a parte boa…

Os mais atentos aos meus últimos posts sobre o Rio devem ter notado que faltou um passeio noturno indispensável aos visitantes da cidade maravilhosa, Lapa! Aí que entra a parte boa de estar na vila de hostels. Nos encontramos as 22h no corredor central da vila e lá conheci argentinos, alemães, australianos, americanos, canadenses, mexicanos, enfim, falamos tudo menos português rs! Fomos todos curtir a noite na Lapa e, nossa, foi incrível. Voltei as 3h30 com uma amiga que fiz no hostel, a isrraelense Orli (acho que se escreve assim). Super simpática e doidinha. Ela veio de Israel sem saber nenhuma palavra de português, e sozinha. Garota inspiração rs!

No dia seguinte acordei bem cedo e fui curtir a praia de Ipanema (que ficava a 3 quarteirões do hostel). A tarde fui ao workshop e ali sim veio a recompensa de todo estresse que havia passado no ônibus. Claudio Assis é um diretor incrível e a forma como fala do cinema nacional uma inspiração. Além do bate-papo que já foi super enrriquecedor, ainda fomos filmar – cenas polêmicas – na Praia de Ipanema. O melhor workshop que já fiz!

Voltei para o hostel, busquei minhas coisas, e como não tinha passagem de volta comprada fui dar uma volta pela praia antes de ir a rodoviária e voltar pra casa. Uma passagem relâmpago pelo Rio, mas tão boa quanto as outras estadias mais longas…mais que o tempo o que vale são as experiências!

Marcado:, , , , , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Uma experiência carioca (com tempero pernambucano) de cinema no O Mundo na Mochila.

Meta